Como uma iniciativa do Rotary transforma computadores antigos em novas oportunidades
Por Seoha Lee
Milhões de crianças em todo o mundo não têm acesso a ferramentas digitais para aprender. Ao mesmo tempo, milhões de dispositivos eletrónicos acabam como lixo todos os anos. Mas no sul de Taiwan, um computador avariado já não marca o fim da sua vida útil. Graças a um projeto liderado pelo Rotary, pode tornar-se parte do futuro de alguém.

A iniciativa, chamada Digital Waste to Digital Hope, enfrenta dois desafios simultâneos: o desperdício eletrónico e a desigualdade digital. Orientados por mentores universitários e professores, os alunos da Escola Secundária Shoushan, em Kaohsiung, Taiwan, desmontam, limpam, reparam e montam novamente computadores usados. As máquinas recondicionadas são depois doadas a alunos do ensino básico em zonas rurais, muitos dos quais nunca tiveram um dispositivo em casa.
“Em Taiwan, como em muitos países, os equipamentos eletrónicos estão a ser descartados a um ritmo alarmante,” diz Jackie Shih, membro do Rotary Club de Kaohsiung. “Este projeto combate esse desperdício e, ao mesmo tempo, capacita os jovens para agir com conhecimento e espírito de serviço.”
O programa é financiado por um subsídio global da Fundação Rotária e patrocinado pelo Rotary Club de Pingtung Feng-Huang, por mais 11 clubes taiwaneses, um clube da Coreia do Sul, e pela Universidade Nacional Sun Yat-sen, em Sizihwan, Kaohsiung.
A aprendizagem prática está no centro do programa.
“Aprendi a limpar o processador e a instalar as memórias,” contou Kyuri Park, uma das alunas envolvidas na reparação. “Agora percebo que os recursos da Terra não são infinitos. Cada reparação que fazemos ajuda a proteger o planeta e ajuda outra pessoa.”
O projeto já reparou e entregou mais de 100 computadores. Para alunos como Jojo, que recebeu um computador recondicionado, o impacto é real.
“Lembro-me de estar nervosa quando o trouxemos para casa,” conta. “Tornou-se o centro da nossa casa. Eu uso-o para estudar e jogar, a minha irmã para os trabalhos de casa e os meus pais para ver vídeos.”

O subsídio global financiou dois laboratórios dedicados: o “Zero Waste Aesthetic Lab” e o “Clean Creation Workshop”, onde os alunos trabalham nos computadores e aprendem sobre questões ambientais. Os membros do Rotary ajudaram a obter doações, transportaram equipamentos, orientaram os participantes e celebraram cada entrega com os alunos. O projeto também envolve parceiros da comunidade, incluindo empresas locais e serviços governamentais, que doam equipamentos usados e prestam apoio contínuo.
“Os rotários estiveram presentes nas escolas, nos laboratórios de reparação e nos eventos comunitários,” afirma Shih. “Fomos professores, mentores e colaboradores. Arregaçámos as mangas. Ajudámos a colmatar a desigualdade digital com compaixão e ação.”
O projeto já resultou numa redução mensurável do lixo eletrónico, com uma estimativa de poupança de carbono de cerca de 24 toneladas (aproximadamente 53.000 libras). Mas o impacto a longo prazo está no sistema autossustentável que criou. Todos os anos escolares trazem novos alunos. Esses alunos transmitem os conhecimentos adquiridos, garantindo a continuidade do projeto.
“É um ecossistema,” explica Shih. “Desde professores a especialistas em tecnologia, de alunos a doadores — todos têm um papel. Cada criança que hoje aprende a reparar um computador pode tornar-se o inovador, educador ou agente de mudança de amanhã.”
Impulsionada pelo sucesso da fase-piloto, a equipa pretende agora expandir o programa. O objetivo é levar o projeto a mais escolas no sul de Taiwan e aumentar o número de computadores reparados e doados todos os anos.
“Desenhámos este programa para ser replicável,” conclui Shih. “Qualquer escola, em qualquer lugar, pode adotar esta ideia. A nossa esperança é que mais comunidades façam deste modelo algo seu, criando uma rede de reparadores, aprendizes e agentes de mudança.”
Saiba mais sobre como os membros do Rotary estão a encontrar soluções para o desafio ambiental do lixo eletrónico.
— Junho de 2025
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