Nos últimos 20 anos, tive oportunidades incríveis de falar em público sobre a importância das habilidades de liderança e de fazer apresentações. A principal ferramenta que usei para isso foi a narração de histórias. Saber contar histórias eficazmente ajuda tanto os líderes quanto os apresentadores a motivar, inspirar e influenciar seus ouvintes e a serem lembrados.

Seguem nove técnicas para contar histórias que podem ajudá-lo a dar vida ao seu próximo discurso sobre um projeto de Rotary Club ou apelo para arrecadação de fundos.
1. Use uma “frase impactante.”
Para cada história, desenvolva uma frase impactante que seu público possa facilmente lembrar e repetir. Ela deve focar no público, ser simples de dizer e, de preferência, ter menos de 10 palavras. Por exemplo, uma das minhas frases fundamentais é: “Não procure se preparar, esteja sempre preparado.” É algo que fica gravado na mente do meu público.
2. Chegue às suas histórias mais rapidamente.
Há um excesso de “falatório preliminar” antes de muitas histórias. Chegue à história mais rapidamente e, logo em seguida, passe à parte do conflito e prenda a atenção do público.
3. Não seja o guru da sua própria história.
O guru é a pessoa que lhe dá o conselho que o ajuda a superar seu conflito e mudar sua vida para melhor.
Costumo contar a história de como quis sair da empresa em que trabalhava para realizar meu sonho de ser palestrante profissional. O vice-presidente ficava oferecendo um aumento salarial para que eu ficasse. Quando perguntei à minha esposa o que eu deveria fazer, ela disse: “Eu não me importo com o quanto eles querem te pagar. Seu sonho não está à venda”. Saí da empresa e fiz mais de 160 palestras em um ano. Minha esposa é a guru dessa história. Ter um guru ajuda a mostrar que você é semelhante ao seu público.
4. Não se limite a mencionar um conflito. Fale de como ele se intensificou .
Pense nisso como o Titanic. A colisão com o iceberg estabeleceu o conflito, mas o que aconteceu depois? A água começou a inundar o navio. Essa intensificação do conflito levou a uma necessidade desesperada de uma solução. Você também deve mostrar como seu conflito se agrava.
5. Resuma para não perder a conexão com o público.
Quando você apresentar uma cena com personagens dialogando, não é necessário contar tudo o que eles disseram – conte apenas o principal. Não fique alternando entre um personagem e outro em demasia, pois isso poderá cansar ou confundir seu público. Em vez disso, inclua as declarações importantes em poucas linhas do diálogo.
6. Desperte a curiosidade do seu público desde o início.
Que perguntas você pode plantar em suas mentes que eles vão querer responder durante a história? Começo uma história com: “O melhor princípio de liderança que aprendi foi com o presidente dos Estados Unidos no início dos anos 90, quando compartilhei um carrinho de golfe com ele”. Meu público provavelmente tem uma ou mais perguntas:
Qual presidente?
Como você foi parar em um carrinho de golfe com ele?
Qual é a lição que ele lhe ensinou?
Por causa da curiosidade, meu público quer fazer esta jornada comigo. Aguce sua curiosidade antes de contar a história.
7. Não fique repetindo a mensagem.
Quando sua história acabar e você tiver dado sua frase de impacto (aquela frase curta que é fácil de lembrar e repetir), não fique divagando sobre o assunto. A história em si apresenta o argumento, o qual as pessoas lembrarão por meio da sua frase de impacto. Se você continuar falando e tentando enfatizar o ponto, seu público perderá o interesse.
8. Crie personagens.
Ao apresentar as falas dos seus personagens, use a postura e os trejeitos deles, e talvez mude a voz um pouco para dar vida a essas pessoas. Talvez você tenha um personagem sisudo, com uma postura rígida, que cruza os braços e franze a testa ao falar. Torne-se este personagem.
9. Com algumas exceções, mantenha suas histórias curtas.
Quanto mais tempo você trabalha em uma história, mais curta ela deve ficar. É uma adição por subtração. A história fica melhor não pelo que você acrescenta, mas pelo que você remove. Tento manter as minhas histórias com menos de quatro minutos para que o público queira mais.
Por Craig Valentine Campeão Mundial de Oratória de 1999. Este post foi adaptado de um artigo de dezembro de 2019 da revista Toastmaster. O Rotary e o Toastmasters International estão trabalhando juntos para oferecer aos associados de ambas as organizações mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Saiba mais.
source https://rotaryblogpt.org/2024/04/29/9-dicas-para-dar-mais-vida-ao-seu-discurso/
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